quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Estudando os Sistemas

     Durante todo o ano letivo os alunos do 5º ano, na disciplina de Ciências criaram uma maquete para cada sistema de nosso organismo:
SISTEMA DIGESTÓRIO

SISTEMA RESPIRATÓRIO

SISTEMA CARDIOVASCULAR

SISTEMA URINÁRIO

SISTEMA GENITAL MASCULINO

SISTEMA GENITAL FEMININO

SISTEMA NERVOSO

SISTEMA ÓSSEO

SISTEMA MUSCULAR VISTO DE FRENTE

SISTEMA MUSCULAR VISTO DE COSTAS

     O aprendizado dos sistemas de nosso corpo aconteceu de maneira prazerosa, pois os alunos se envolveram, participaram ativamente, opinaram e principalmente, criaram.
     Segue as comentários de cada aluno sobre a forma de estudo dos sistemas:

LUIZA: "Eu adorei muito fazer os sistemas. No trabalho em grupo aprendi mais. Gostei mais de fazer o sistema ósseo e o nervoso. Eu não fazia ideia de quantos ossos nós tínhamos (206). No primeiro sistema a professora ajudou, os outros só olhava, nós é que fazíamos. Agora sei um pouco mais. Eles ficaram lindos!".

PRISCILA: "Achei muito interessante, pois fazendo os sistemas aprendi mais e tirei as minhas dúvidas. Gostei bastante de fazer o sistema nervoso, pois não sabia que tudo no corpo é comandado pelo cérebro através dos nervos. Em relação ao sistema ósseo, aprendi que temos 206 ossos."

RENAN: " Aprendi mais sobre o interior de nosso corpo. Como o sistema ósseo nos ajuda, se nós não tivéssemos os ossos, não poderíamos nos locomover, fazer nada. E, qualquer batida poderia atingir os órgãos e nos levar a morte, porque os ossos não protegeriam."

RONALDO: "Foi muito interessante fazer as maquetes dos sistemas de nosso corpo. O aprendizado foi muito maior, é um jeito de aprendermos nos divertindo."

WALTER: "Não sabia que o nosso corpo tinha tantos órgãos. Aprendi muito, sempre se aprende mais fazendo. A maquete que mais gostei de fazer foi o sistema ósseo, sem os ossos não ficaríamos firmes, mas sim molengas."

     Foi realmente prazeroso realizar essa atividade. Ver nos olhos de cada aluno o interesse é tudo de bom. 

Os sistemas serão sorteados entre os alunos, sugestão deles.
Professora: Roselice

Um comentário:

  1. Parabéns turminha, para a professora também, é maravilhoso ter nesta escola alunos interessados e esforçados como vocês. Tenho certeza que se continuarem assim deixaram saudades por todos os lugares que passarem. SUCESSO....

    ResponderExcluir